maio 17, 2007

Mutantes


Os Mutantes

A maior banda de rock do Brasil está de volta!

Por Elias Nogueira

O retorno dos Mutantes é um acontecimento marcante para uma banda que é considerada o ícone do rock brasileiro. Sérgio Dias que sempre se considerou um mutante, já vinha especulando o retorno da banda chegando até se reunir com integrantes da fase progressiva do grupo. Como seu irmão, o tecladista Arnaldo Baptista, se mostrou capaz de tocar, Sergio o chamou para reintegrar. Rita Lee não quis participar e seu lugar foi ocupado, depois de muitas especulações e conversas, pela cantora Zélia Duncan. Da formação original, o baterista Dinho Leme reapareceu para coordenar as baquetas.
“No inicio das conversas eu não acreditava no retorno. Foi sempre muito falado e especulado, mas eu não acreditava. Estava a mais de trinta anos sem tocar bateria. No começo que avisei que ia até onde eu agüentava. Agora já me sinto melhor”, comenta o baterista.

Se, no começo do tropicalismo, Arnaldo, Sérgio, Rita, Dinho e o baixista Liminha bastavam para desencadear tempestades sonoras eletrizantes, atualmente os Mutantes dobraram de tamanho para reproduzir um som de alta qualidade e profissionalismo. Para isso formaram uma super-banda de apoio com: Simone Soul (percussão), Henrique Peters e Vitor Trida (teclados), Vinícius Junqueira (baixo), Fábio Recco e Esmérya Bulgari (vocais de apoio) que reforçam a liga dos gigantes. Devendra Banhart e Noah Georgeson colaboram nos vocais de Bat Macumba. O DVD e o CD duplo foram gravados no dia 22 de maio, no Barbican Theater, em Londres com o show fez parte da mostra Tropicália – A Revolution in Brazilian Culture, promovida pelo Barbican Centre. Hugo Prata dirigiu o DVD.

As pérolas dos Mutantes, com seus arranjos mirabolantes e de ótimo bom gosto, contaminaram a platéia como nos velhos tempos. É gratificante e emocionante ver esta banda no palco, mostrando a magia que contaminou o público no passado. E o mais impressionante ainda, é ver jovens que nem brasileiros são, idolatrando os Mutantes. É muito bom ver isso. Assim como é incrível notar a habilidade do Sérgio em sua guitarra e a distancia do seu irmão Arnaldo que mesmo sem o poder de fogo que tinha no passado, é uma figura marcante e lendária.

Outra personalidade da banda é a cantora Zélia Duncan a mais nova integrante do grupo que com sua personalidade entrou no lugar que antes pertencia a Rita Lee Jones.
“Não estou ocupando o lugar da Rita e jamais pensaria desse jeito. Estou colaborando e cheguei até pedir conselhos para ela. Sou muito lisonjeada por participar desse acontecimento. É uma honra pra mim”, confessa Zélia. "A Zélia é um escândalo. A cada show ela cresce e já posso dizer, com certeza, que ela é uma Mutante das mais autênticas", diz o guitarrista Sérgio Dias.

Acontece que: com a Rita ou sem a Rita, os Mutantes estão de volta para alegria de milhares de fãs que esperavam por esse momento por muitos anos. Vida longa aos Mutantes!

Nenhum comentário: