maio 17, 2007

Jefferson Gonçalves


Jefferson Gonçalves mistura blues com outros ritmos
‘Conexão Nordeste – Gréia ao vivo’
Com estilo inconfundível e original, é assim que o gaitista Jefferson Gonçalves um dos grandes nomes do cenário musical carioca, com mais de 15 anos de carreira, vem conquistando reconhecimento nacional e internacional.

Jefferson lançou-se em carreira solo em 2004 com o bem sucedido - Gréia - disco inaugural em sua carreira. Depois de conquistar o território nacional, Jefferson partiu para mais uma turnê pelos EUA ao lado do bem conceituado guitarrista Big Gilson e do cantor inglês The Wolf em agosto de 2005. Jefferson Gonçalves alcançou reconhecimento internacional como virtuoso da harmônica por sua fluidez e seu estilo original tornando-se numa referência em seu instrumento.

Agora, Jefferson parte para o desafio do segundo disco ‘Conexão Nordeste - Gréia ao Vivo’, gravado 19 de julho de 2005, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro por ocasião do projeto - É Tempo de Blues. “À vontade de fazer um disco ao vivo é antiga. Percebo que nos shows é mais visceral à integração do público com o artista” comenta Jefferson.

Nas doze faixas de ‘Conexão Nordeste – Gréia ao Vivo’, o virtuose da gaita despeja espontaneidade e carisma de um artista que sabe muito bem o caminho a seguir. “As idéias são parecidas com o disco anterior. Fiz uma miscigenação da música brasileira misturando forró, maracatu, baião e o rock, que é representado pelo folk através da obra do Bob Dylan em duas canções All Along The Watchtower e Don’t Think Twice it’s all Right e ainda fiz um arranjo em forma de maracatu para Crossroads de Robert Johnson” avisa.

Mas as novidades não ficam por conta somente das citadas. Outras como: Rollin & Tumblin (Muddy Waters), Mellow Down Easy (Willie Dixon), receberam arranjos novos de Jefferson, além de Big Jake de autoria do renomado gaitista americano Norton Buffalo, com o qual Jefferson acompanhou em 2004 em sua primeira tour pelo Brasil.
“Sou fã do Bob Dylan e sempre faço uma reverencia a ele” declara o músico.

Diferente do primeiro disco, que foi gravado parte no Rio de Janeiro e parte em Recife, em seu segundo CD, Jefferson gravou ao vivo no Rio de Janeiro e captou o clima do público, mas mesmo não usando músicos nordestinos, Jefferson conseguiu manter os arranjos característicos do nordeste que foram feitos no CD Gréia.

“No primeiro disco teve muita sanfona e rabeca tocada por músicos do nordeste, coisas que não consegui no Rio de Janeiro, mas felizmente os músicos que me acompanham tem conhecimento desse vocabulário em seus instrumentos” esclarece Jefferson.

Visite o site http://www.jeffersongoncalves.com/ e veja a agenda completa e saiba mais sobre a carreira do músico.

Nenhum comentário: