dezembro 17, 2008

Cacau Brasil

Cacau Brasil arremessa Acordes Pro Mundo

O CD/DVD conta com participações de Alceu Valença, Flávio Venturini, Ballet Oficial da Macedônia e percussionistas do Senegal

Acordes Pro Mundo é o primeiro trabalho gravado ao vivo do cantor e compositor Cacau Brasil, vem repleto de participações especiais. Gravado durante show no Anfiteatro Dragão do Mar, em Fortaleza, trazem a espontaneidade e alegria dos ritmos regionais, como canções poéticas e as influências culturais de diversos países, assimiladas principalmente em eventos internacionais, como o festival de Montreux, na Suíça, e o Third Ear, na Macedônia.

No DVD, os puristas e amantes da boa música podem conferir a beleza do cenário, inspirado em elementos regionais que traçam contrastes entre cores e formas para complementar a concepção musical. No repertório, Acordes Pro Mundo, traz músicas dos trabalhos anteriores – Cor da Terra (2002), Visionário (2005) e Imaginário (2007) – além de três composições inéditas, Voa Guerreiro, Pele de Couro e História Linda. Em conversa o mineiro Cacau Brasil fala de tudo um pouco.

Reportagem por Elias Nogueira
eliassnogueira@gmail.com

- Já era hora do Cacau lançar um trabalho ao vivo?
- Sim, já era tempo de mostrar ao público a intensidade do trabalho ao vivo. Depois de três discos gravados em estúdio e da experiência de turnês pelo Brasil e exterior, havia a necessidade de reunir parceiros, influências, cores, ritmos e músicas que fizeram parte dessa trajetória.

- Como foi feita a seleção de repertório?
- Acordes Pro Mundo é um trabalho que busca mostrar as diferentes influências culturais e musicais que recebi no decorrer da minha carreira. As músicas foram escolhidas pela vivência de shows, pela identificação entre autor e público, mostrando a diversidade do meu trabalho. Além das músicas dos discos anteriores, Acordes Pro Mundo tem músicas inéditas, como História Linda, uma parceria com Flávio Venturini, e Voa Guerreiro, simbolizando a atitude desta nova fase.

- Gostaria que comentasse as participações de nomes como Flávio Venturini, Alceu Valença, Lui Coimbra, além dos senegaleses Dabo e Sisokho.
- Essas participações se deram de uma forma natural no meu trabalho. Flávio Venturini e Alceu Valença, por exemplo, são grandes amigos e parceiros musicais, que iluminam minha arte. Com Alceu, fizemos shows e turnês juntos, como o Festival de Montreux, na Suíça, no ano passado, além de termos participado de trabalhos um do outro. Já Alboury e Cherifo, conheci durante minhas participações em feiras e shows na Europa, já que tenho uma forte ligação com as cores e raízes da musicalidade afro, que são muito presentes na nossa arte brasileira.

- Ainda teve Ballet da Macedônia...
- Quando participei, no ano passado, do festival Third Ear – Balkan Music Square, na Macedônia, o Ballet Oficial desse país concebeu coreografias para algumas músicas minhas e participou do meu show. Com o apoio do Ministério da Cultura da Macedônia, conseguimos consolidar a participação deles no DVD, ampliando as possibilidades de movimento e estética do Acordes Pro Mundo.

- Fale das canções inéditas?
- Este trabalho conta com duas novas canções autorais: História Linda, uma parceria com Flávio Venturini, que resgata nossas memórias da infância passada no interior de Minas; e Voa Guerreiro, que abre o CD/DVD representando o despertar da vivência artística e trocas culturais pelo mundo.

- Como é a primeira entrevista que faço com você, gostaria que comentasse sobre seus trabalhos anteriores - Cor da Terra (2002), Visionário (2005) e Imaginário (2007).
- Cor da Terra foi meu primeiro trabalho autoral, acústico, onde eu registrei poesias e contei com o envolvimento de jovens músicos da ONG Tapera das Artes, que é parte da minha vida. Visionário teve a participação de Dominguinhos e foi produzido pelo amigo Pantico Rocha, dando início à fusão de outras influências musicais aos ritmos brasileiros, como rock, blues, jazz, reggae, entre outros. Já Imaginário foi meu diálogo com outros compositores e culturas, e contou com a participação de Alceu Valença e produção de Paulo Rafael.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa sua entrevista. Perguntas oprtunas... tá de parabéns.

Jorge

Anônimo disse...

Disse oportuna! Aliás, estive vendo os arquivos do blog, fiquei impressionado com o conteúdo de entrevistas e matérias.

Mais uma vez, está de parabéns!

Jorge