dezembro 03, 2008

A voz feminina que vem da fronteira

Raquel Becker é do signo de Leão, nascida em Uruguaiana fronteira com a Argentina, veio com seus pais para Brasília com quatro anos de idade e desde pequena teve contato com a música ao ganhar de seu progenitor um violão quando ainda tinha seis anos. Nos anos 80 ouvindo novas bandas e, todos sabem que Brasília é um dos principais centros dessa, então nova safra, de talentos. Raquel Benchimol Oliveira ainda adolescente começa a tocar bateria, primeiro por influência da banda de rock, norte americana, Kiss que veio ao Brasil em 1985 e posteriormente, por diversos conjuntos de rock que havia em Brasília e que ensaiavam nos finais de semana. “Fui baterista uns sete anos e toquei em algumas bandas de Brasília e acompanhei alguns artistas locais e nacionais” detalha a cantora
que aprendeu outro instrumento. “Estudei violão e canto, fiz diversos jingles para comerciais de TV e rádio na criação das letras, voz e na produção dos mesmos. Fiz diversos shows em teatros e casas noturnas em Brasília”. Em conversa, Raquel Becker comenta sobre o primeiro disco de carreira “Melhor lugar”.

Por Elias Nogueira
eliassnogueira@gmail.com


Compositora
- Tenho certa facilidade nas letras e como toda bela canção precisa ter uma melodia que dê vida a escrita, busquei parceiros que dessem alma para elas. Pessoas com linguagem parecida com a minha, mas com uma experiência melódica maior do que eu.

Jorge Vercillo, Leoni, Paulo Sérgio Valle
- Aconteceu numa visita que fiz a Editora da Warner junto com um compositor e produtor, Nildomar Dantas. O diretor da editora, a qual o Nildomar faz parte, me apresentou uma série de canções o que me deu de presente essas lindas músicas, de três ícones da MPB. Agradeço de coração.

Repertório
- A escolha foi minha. Além de adorar os três citados, as músicas se enquadram perfeitamente no que busquei para meu CD.

Gaúcha, Brasília, Rio de Janeiro...
- Nasci no Rio Grande do Sul e aos quatro anos de idade meus pais vieram pra Brasília, onde me criei e tive a oportunidade de ver de perto no final dos anos 80 e início dos 90. Brasília sendo o cenário do Rock do Brasil foi quando conheci de perto Renato Russo, a Cássia Éller e o Capital Inicial. Era uma jovem adolescente começando a tocar bateria. Inclusive meu primeiro bumbo de bateria, comprei do Fê Lemos do Capital Inicial. Brasília é uma grande escola, fiz muitos shows por lá, acho que já toquei e cantei em quase todos os lugares possíveis. Foi isso que me preparou para poder estar, agora, alçando vôos maiores. O Rio de Janeiro é o coração artístico brasileiro, estar no Rio é fundamental para qualquer artista que deseja que sua arte seja vista em todo país.
Independência
Este disco foi lançado por um selo independente chamado Zap Records e está sendo distribuído por uma das maiores distribuidoras da América Latina que é a Microservice e foi todo financiado por mim. Então eu acho que meu CD é meio independente no sentido de não ter uma multinacional ajudando a divulgar e assessorar o trabalho. Que é uma pena!

Publicado originalmente na edição 145 da international Magazine
Foto: Livio Campos

Nenhum comentário: