outubro 10, 2007

StereoMoog

A mais nova revelação do pop/rock, StereoMoog vem da Bahia, Rio de Janeiro e Paraná – Chris Duk no vocal , Rafael Oliveira na percussão, Gabriel Mariano na guitarra e Rafael Fiúza na bateria, detonam o primeiro disco de carreira e totalmente autoral “Pra Frente é que se Anda” e vira trilha sonora do seriado Malhação 2007 com a música “Quando se Quer Alguém”. Com dois anos de formação, o StereoMoog se deu ao luxo de ter na produção musical, o experiente e lendário, músico e produtor, Roberto Lly com quem eles mantém um relacionamento pra lá de amigos. “O Roberto é pai do StereoMoog”, brinca o vocalista Chris Duk. A estréia da banda, não poderia ser melhor. Com uma personalidade musical marcante, produção requintada e música em seriado, a banda cai na estrada e concede, com exclusividade, a primeira entrevista de sua carreira. Com vocês! StereoMoog!

Como vocês descobriram a arte musical?
Rafael - Sozinho, ninguém na minha família é muito ligado em musica. Mas acredito que os inúmeros carnavais, passados em salvador desde minha infância, tenham contribuído bastante pela minha paixão aos tambores. Meus pais e avós são baianos, portanto, meu destino nas férias sempre foi à Bahia. Lembro-me quando era muito pequeno de ficar hipnotizado com aquele batuque!

Gabriel - Comecei na musica desde cedo. Tive aulas de violão no colégio e depois aula particular, mas não levava muito a serio. Foi em 1995 quando comprei minha primeira guitarra de compensado que tudo mudou e comecei a levar realmente os estudos a serio.

Chris Duk - Descobrir a arte musical na infância de uma forma indireta. Não tinha a certeza que quando me tornasse adulto fosse trabalhar com música. Venho de uma família, um pouco, ortodoxa e me tornar um músico parecia uma coisa um pouco louca, já que eu não tinha nenhum parente músico. Durante a faculdade de Direito, pude perceber não tinha feito uma escolha profissional na qual me deixava feliz e realizado profissionalmente. A música completou todas as lacunas.

Guilo - Desde criança fui apresentado à boa música. Cresci ouvindo tudo dosBeatles, Led Zeppelin e muito da onda ‘disco’ que acontecia na décadade 70. Meu interesse pela bateria veio quando vi pela primeira vez um clipe da musica One do Metallica. Tinha 14 anos na época.

Todos estudaram música?
Rafael - Não em faculdade. Mas sempre fiz aulas particulares com grandes músicos. Entre eles: Rui Motta, Nilson Batata, etc. Mas não podemos esquecer o mais importante: O caráter autodidata de cada um.

Gabriel – Tive sorte de encontrar um ótimo professor de guitarra, Renato Ribeiro, que é realmente um guitarrista de Rock. Ele mostrou o rumo a tomar na música! Depois, tive outros dois professores, que considero muito importantes na minha vida, o Eduardo Ponti que é um cara que sabe realmente tudo de musica e o Vini Rosa que é um dos guitarristas mas requisitados do Brasil. Esse cara grava tudo que está rolando! O que só você sabe, já está dentro de você.

Chris Duk - Fiz aula de canto, mas nunca estudei música.

Guilo - Comecei a estudar música com 18 anos com um grande musico da Bahia chamado Zacarias. Foram dois anos de aulas que fazem a diferença até hoje. Mas sinto que preciso voltar a estudar.

Como se deu à reunião para formar a banda?
Rafael - Tinha acabado de voltar de Londres de uma temporada de sete meses. Estava num momento indeciso de voltar ao mercado formal de trabalho ou continuar na música, mas sempre com a certeza de que a música ia me levar. Logo depois, encontrei o Chris - já nos conhecíamos através de um amigo de infância em comum - na rua em Ipanema (RJ) e trocamos idéias sobre a música e percebemos que estávamos no mesmo momento querendo fazer um trabalho autoral. Foi o Chris quem trouxe Gabriel e o Guilo, o segundo baterista que ensaiou com agente.

Chris Duk - Já conhecia o Gabriel através do Felipe que tocava comigo em uma banda que eu tive chamada "Duk". Conheci o Rafael através de um amigo em comum e o Guilo foi indicado através de um conhecido. Logo de cara nos identificamos com a sonoridade e o som que fizemos. Aos poucos a banda foi se tornando cada vez mais séria e alcançando objetivos comuns.

Guilo - No meu caso, fui convidado para uma jam pelo antigo baixista da banda. No primeiro ensaio, rolou uma 'vibe' legal e estou na banda até hoje.


Quais as influências de um modo geral.
Rafael - Se tivesse que fazer uma escala, diria que o Chris e o Guilo trouxeram uma influência mais rock, mais pesado! Eu e Gabriel curtimos um rock com um clima, às vezes um reggae, quem sabe... Mas se tiver que citar nomes diria que escutamos bastante Red Hot Chili Peppers, Bob Marley, Lenny Kravitz, Jamiroquai, Gilberto Gil…

Gabriel – As influências da banda são muitas porque cada um tem gosto particular! Red Hot Chili Peppers, Marron 5, Incubus, John Mayer e etc......

Vocês finalizaram o primeiro disco com uma produção requintada do Roberto Lly. Como vocês chegaram até ele?
Rafael - Foi o Chris quem fez essa ponte. Sem dúvida, ele é um dos maiores produtores do Brasil e um grande amigo.

Chris Duk – Quando cheguei de volta ao Rio em 2003, tive a sorte e felicidade de conhecer esta pessoa ímpar e produtor que dispensa comentários! Naturalmente, nos tornamos amigos e o convidei para produzir nosso disco. O Roberto tem tanto mérito quanto cada um da banda. Ele sempre acreditou em nossas canções e na banda, além de produzir com muita maestria!

Falem do repertório. Como é feito? Todos compõem?
Rafael – Sim. Mas nesse primeiro trabalho, tivemos muitas músicas do Chris. Mas quem manda é sempre a música boa!

Chris Duk - O repertório é escolhido por todos. Quando temos músicas novas, levamos para o ensaio e tocamos. Ficando legal, está dentro! Este disco tem composições minhas - Deixa, Eu Tô na Sua, Quando Você For e Hoje á Noite. Têm outras em parceria com o Gabriel - Quando Se Quer Alguém - a música que foi escolhida para o cd do seriado Malhação 2007, Todo Dia e Teu Cheiro que teve a participação, do nosso amigo, Vinimax. Tua Cidade, uma parceria minha com, grande amigo baiano, Ricardo Barata. Outra parceria bacana, foi com Renato Ribeiro - Pé na Estrada e em Metade de Mim. Por fim, Alto Astral uma parceria com o Dj Roque.

Quem faz os arranjos?
Rafael - Fizemos os arranjos nos ensaios. Geralmente às harmonias já vem com Gabriel e Chris. Trabalhamos em cima disso. Aparamos as arestas nos ensaios e mudamos o que for necessário.

Chris Duk - Os arranjos quem faz é a banda, com algumas pitadas de alguns aqui e outros ali. Sendo que para o disco todos foram conferidos pelo produtor Roberto Lly.
Guilo - Tem dedo de todos no produto final.

Sendo o primeiro trabalho de vocês, banda jovem com pouco tempo de estrada, já colocaram uma canção como tema de seriado da TV Globo. Como isso aconteceu?
Rafael - Enviamos CD com as seis primeiras músicas gravadas e DVD com vídeo release para alguns contatos de gravadoras. Por surpresa nossa, a Som Livre gostou e incluiu a faixa - Quando se Quer Alguém, na trilha da Malhação. A partir daí, algumas portas se abriram e estamos nessa batalha para finalizar o CD e colocar, de fato, a música nas rádios.

Chris Duk - Distribuímos nosso EP com seis músicas em alguns lugares, um deles foi a "Som Livre". Depois de um tempo, recebemos a feliz notícia que música Quando Se Quer Alguém, tinha sido escolhida para entrar na trilha sonora do seriado de televisão Malhação 2007. E por causa disso as coisas estão acontecendo. Tudo á seu tempo! Terminamos nosso disco com 12 faixas autorais e estamos fazendo shows de divulgação.

Nenhum comentário: