julho 31, 2007

Livro "Donna"

Um dia desses conversando sobre música com um amigo, que não via há muito tempo, na ocasião, ele me deu de presente um DVD com show ao vivo do True Illusion. Sua antiga banda instrumental que andou fazendo um reboliço no Rio Janeiro, por lançar discos e colocar um público grande em suas apresentações. Esse DVD é do show realizado no Museu Nacional de Belas Artes, no centro do Rio de Janeiro em abril de 2001, por conta do projeto “500 anos de Som”. Junto com esse presente, veio um livro chamado simplesmente: “Donna”. Fiquei encantado com o que vi! O livro era de Donna Benchimol, uma artista plástica brasileira com carreira internacional bem sucedida. Por isso, não poderia deixar de noticiar uma obra colocada em livro e ao alcance de muitos que nunca tiveram oportunidade em ver.

Desde que fez uma viagem a Europa, em 1984, a artista plástica Donna Benchimol se encantou com o que viu nos museus e galerias de lá e tomou gosto por pincéis e telas. Passados 23 anos desde o dia que descobriu que a pintura seria seu grande prazer na vida. O que era prazer, passou a ser um trabalho profissional.

Com muita determinação, empenho e dedicação pelo seu trabalho artístico, Donna Benchimol se tornou uma artista plástica reconhecida pela sua obra, levando assim para o exterior sua arte. Suas obras são sempre presença confirmada nos salões, exposições coletivas e individuais. Para se ter uma idéia, as obras de Donna Benchimol circularam em galerias internacionais da França, Portugal e Espanha. Tudo isso era uma forma de divulgar o seu trabalho.

No início as telas eram mais direcionadas a temas de retrato e naturezas-mortas, que é uma característica de Arte Ingênua. Hoje em dia, Donna desenvolve obras de linguagem Naif Contemporânea associada a uma sensibilidade, emoção e espontaneidade que são as melhores qualidades de Donna. Nascida em Belém do Pará, Donna retrata o cotidiano regional brasileiro numa visão totalmente pessoal.

Donna Benchimol tem hoje, mais de 300 obras catalogadas entre estudos, desenhos e pinturas. O trabalho já lhe rendeu premiações como: Great Gold Medal (Obra - Festa Boi Bumba em Parintins); Máster Silver Medal (Show di Arte), dentre outros.

Em tempo: Donna Benchimol lança o livro “Donna” - Editora Celso F. Bastos - onde coloca uma vasta variedades de suas obras. Com 65 páginas, o livro teve a coordenação editorial de Celso F. Bastos, a ilustração da capa é uma obra de Donna Bechimol - “Donna em Nova York” e fotos de Fernando – Home Office Design.

É mais um brasileiro tendo seu valor artístico reconhecido internacionalmente.

Nenhum comentário: